sábado, 30 de junho de 2012

Reunião do dia 20 de junho de 2012

Aos vinte dias do mês de junho de dois mil e doze, às dezesseis horas e trinta minutos, reuniram-se, em segunda convocação, nas dependências da Casa da Cultura o Presidente do COMTUR-DM senhor Alexsandro Izidoro Schultz e os demais conselheiros: Luana Schwambach, Maria Zilda Stein Salles, Rosileide Beling Foester, Valdicéia Marilha Dittrich Litting e Vera Lúcia Martins Santos para apreciarem a ordem do dia, esteve presente a secretária executiva do Conselho senhorita Verona Alves Mendonsa.

O presidente do COMTUR-DM deu boas vindas a todos e justificou a ausência dos representantes da Associação Cultural e Recreativa Campinho, senhor Werner Bruske, do Poder Legislativo Municipal, senhor Emerson Endlich Araripe Melo, e do Setor Hoteleiro, senhor Antônio Carlos de Almeida. O presidente solicitou que a secretária fizesse a leitura da ata da reunião do dia 02 de maio de 2012, que depois de lida, foi aprovada sem observações.

Alexsandro Izidoro Schultz seguiu com a pauta, sugerindo ao Conselho de Turismo uma audiência pública sobre o assunto “Regulamentação da Rua de Lazer”, a proposta é ouvir os moradores que residam na Rua João Batista Wernersbach (Rua de Lazer), quais as sugestões da Sociedade para a regulamentação. E a partir da proposta dos moradores, o Conselho irá construir uma regulamentação para a rua, que posteriormente será encaminhada para a Câmara Municipal. Os conselheiros sugerem que a carga e descarga de automóveis têm que ocorrer em determinado horário. Determinar o horário de recolhimento de lixo. A audiência pública pode ser realizada em período eleitoral. Alexsandro Izidoro Schultz fala que se informará com o setor jurídico da Prefeitura e que na próxima reunião, marcará a audiência pública. Os conselheiros questionam o porquê que a cidade de Domingos Martins, ainda não tem uma fiação subterrânea, pelo menos nas principais ruas, que são as mais movimentadas de turistas. A poluição visual atrapalha na hora em que o turista quer registrar um momento único ou uma paisagem.

Alexsandro Izidoro Schultz segue com outro ponto da pauta, que a administração do SESC-ES solicitou uma indicação de local para a instalação de placas do SESC-ES na Rodovia João Ricardo Schorling. Os conselheiros sugerem uma placa em madeira (rústica) que contenha informações de vários empreendimentos em uma única placa. Os conselheiros decidem que a sinalização seja efetuada na BR 262 e que a entrada dos veículos que irão levar os operários e materiais para a construção do SESC em Soído seja pela Rodovia que liga Marechal Floriano a Soído, sendo colocada uma placa na entrada da via de Soído.

Alexsandro Izidoro Schultz fala que teve uma audiência pública no dia dezenove de junho de dois mil e doze na Câmara Municipal sobre o PDM, mas que não teve apresentação. Os conselheiros questionaram, como há uma audiência pública, se não são convocados antecipadamente os conselhos dessa Municipalidade. Os Conselheiros comentam que não souberam da audiência pública e sugere encaminhar um ofício a Câmara dizendo que o Conselho sente muito em não ter conhecimento dessa audiência publica tão importante. Alexsandro Izidoro Schultz propõe que o conselho olhe o PDM nos artigos que tem relação com o turismo e que façam as observações pertinentes na área e que na próxima reunião do conselho apresente as interferências. E que assim o Conselho possa encaminhar a Câmara Municipal os seus apontamentos na área do Turismo.

Fica registrado que foi emitido o ofício nº 006/2012 do dia quinze de maio de dois mil e doze ao COMCULT-DM, que solicita orientações das características rústicas, floreiras e outras decorações de fachadas, para que as novas construções de imóveis residenciais e comerciais tenham um estilo mais apropriado ao clima do Município de Domingos Martins.

Dando continuidade Alexsandro Izidoro Schultz fala dos eventos que acontecerão de junho a agosto no Município. Convidou a todos a participarem do Sabor das Montanhas – Festival Gastronômico no dia 22 de junho, às 19h na Pousada e Restaurante Opashaus. No período de 02 de junho a 18 de agosto, acontecerá o Inverno nas Montanhas, já que esse ano não ocorrerá à temporada de inverno, um grupo de comerciantes se juntou e criou o grupo GRUNE BERGE, então fomentaram algumas atrações durante os finais de semana de junho a agosto. Nos dias 23 e 24 de junho, ocorrerá a Erntdankfest – Festa da Colheita na Praça Doutor Arthur Gerhardt. O XXIII Arraia da Rua do Sapo no dia 03 de julho, ás 18h. A XIX edição do Festival do Vinho nos dias 06 e 07 de julho no Rancho Lua Grande. O Circuito Turístico de Paraju estará promovendo o 1º Arraia das Flores no dia 07 de julho, às 19h no Olimpus Club. A festa de Santa Isabel no dia 08 de julho. E a XIX edição do Festival Internacional de inverno de Música Erudita e Popular dos dias 20 a 29 de julho. Receberemos 20 alunos estrangeiros, a previsão é de 400 a 800 alunos durante as oficinas, serão 32 oficinas de instrumentos musicais e 370 bolsas para os alunos. A Secretaria de Cultura e Turismo ofereceu no mês de maio o curso de cama e café para a comunidade. O Presidente informa que ocorrerão novos cursos para o Município do programa Qualifica ES Turismo. E que no último dia 03 de maio, aconteceu o Seminário de Mobilização do Festival de Inverno. Luana Schwambach comenta que foi ótimo ver a realidade do Festival de Campos do Jordão. Valdicéia Marilha Dittrich Litting parabeniza o Secretário de Cultura e Turismo pela realização e ações da V Semana Cultural que ocorreu nos dias 04 a 12 de junho, que foi muito proveitoso.

O Presidente do COMTUR-DM Alexsandro Izidoro Schultz agradeceu a presença de todos e não tendo mais nada a se tratar, o encontro foi encerrado às dezessete horas e trinta e cinco minutos.